Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar como os professores de Educação Física compreendem a inserção da disciplina na área da Linguagem. A pesquisa foi realizada nas escolas que participam do programa Ensino Médio Inovador-ProEMI do município de Cuiabá-MT e seus respectivos professores de Educação Física. A partir do reconhecimento de que a Educação Física está localizada, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 2000), no contexto das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Portanto, a disciplina de Educação Física escolar está inserida na área da Linguagem, tomando-se posição no sentido de que se está tratando da cultura corporal, pois abarca conteúdos diversos, como: esportes, danças, ginásticas, lutas, jogos, dentre outros. Diante de um currículo Cultural, a disciplina possibilita diálogos razoáveis na medida em que os educadores perceberem que entre o corpo e a cultura deve-se estabelecer uma relação de equilíbrio para que as representações acerca da Educação Física escolar, não sejam demasiado carregadas pela leitura biológica sobre o corpo, e nem mesmo, â??moldá-los sob à ótica da cultura hegemônicaâ??(NEIRA ; NUNES, 2007, p. 01).Para o desenvolvimento da pesquisa, nos pautamos em referenciais teóricos que buscaram aproximar as reflexões sobre a Educação Física e suas aproximações com a linguagem que fizeram com que a mesma estivesse inserida na área da Linguagem, referenciais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1999) e suas alterações o (PCN+ 2002), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM, 2006) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2012), Orientações Curriculares do Estado do Mato Grosso (2012), e a recém finda Base Nacional Comum Curricular - BNCC, alguns periódicos, livros e documentos acerca da proposta do ProEMI. O caminho metodológico percorrido de natureza descritiva, de abordagem qualitativa e interpretativa. Assim, optou-se pelos procedimentos técnicos através de entrevista, e análise documental, buscando analisar as propostas dos professores de Educação Física nos documentos orientadores do Ensino Médio Inovador e o Projeto de Redesenho Curricular, e seguindo, as entrevistas no intuito de saber quem são esses sujeitos, seu lugar, suas propostas, suas visões acerca da Educação Física e sua inserção na área da linguagem, sua integração com as demais disciplinas e, por fim, suas práticas pedagógicas que contribuíram para uma Educação Física vista como linguagem.Com os dados em mãos, a análise se apresentou a partir de categorias empíricas obtidas na análise do documento orientador realizado pela comunidade escolar e na sistematização das informações obtidas nas respostas dos sujeitos da pesquisa. E a apresentação de algumas práticas pedagógicas dos sujeitos da pesquisa e de alguns periódicos/anais que demonstram possibilidades de aulas de Educação Física em uma vertente da linguagem. Os resultados verificados foram, que parte dos professores de Educação Física desconhece as propostas do ProEMI, pois, não participou da construção do documento, outros continuam persistindo em ações pedagógicas que direciona ao reducionismo com conteúdo que intensificam a cultura hegemônica, e que empoderam nas relações sociais os que são beneficiados pelos grupos dominantes e por terem situação social e econômica melhor que outros indivíduos. Quanto à integração e suas compreensões acerca da Educação Física e suas aproximações com a linguagem, somente uma mudança brusca para que o conhecimento da disciplina passe por mudanças significativas, dignas de â??revoluçãoâ??. Somente com a tomada de consciência de que â??eu sou meu corpo na consideração de várias culturasâ?? e aprendizagem a partir do aluno, não apenas de sua fala, mas também de seu corpo expressado nas ações educativas no espaço/lugar da Educação Física escolar pode apontar elementos para a possibilidade de Educação Física ser entendida como cultura.

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