Análise das Publicações Sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência nas Aulas de Educação Física Escolar em Periódicos Brasileiros Online.
Por Michelle Aline Barreto (Autor), Elaine Aparecida Francisco (Autor), Luiz Henrique Vale (Autor).
Resumo
O objetivo foi de fazer uma análise de publicações científicas que abordam a inclusão das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. Foram selecionados periódicos com extratos B1 e B2 para Educação Física, de acordo com qualis de periódicos, estabelecidos pelo CAPES. Somente os nacionais de Língua Portuguesa, foram qualificados 62 revistas, sendo 41, B1 e 21, B2. O estudo permitiu evidenciar que, nesses 10 anos de pesquisas, foram realizadas poucas publicações de grande impacto, na área da Educação Física Escolar Inclusiva. Após o cruzamento das palavras-chaves nas referidas revistas, encontraram 15 artigos relacionados com o tema específico do estudo. Enquadravam-se em todos os critérios de inclusão apenas 7 periódicos, que evidencia a carência de estudo.