Resumo

Introdução: Esta pesquisa se direcionou com o objetivo de apreender e comparar as variáveis encontradas na composição corporal de estudantes adulto-jovens fisicamente ativos do curso de Licenciatura em Educação Física de uma IES. Objetivo: Analisar e comparar as variáveis intrínsecas à composição corporal dos discentes do sexo feminino e masculino que participaram das atividades recreativas realizadas na IES. Método: As amostragens foram apreendidas em uma IES onde se disputaram os jogos recreativos aqui vislumbrados, sendo que a balança utilizada (G-TECH) contém a opção de bioimpedância, pela qual foram apreendidas as variáveis aqui expostas. Deste modo, a participação foi voluntária por parte dos acadêmicos, sendo que as coletas foram realizadas sem horários específicos. Resultados: Foram apreendidas 14 amostras femininas (7 participantes do futsal e 7 voleibol) e 9 masculinas (3 que disputaram o futsal e 6 o voleibol), onde a média de idade feminina foi de 20,25 no futsal, e 23,86 no vôlei, sendo que as médias etárias masculinas foram de futsal 21,83 e 27,67 no voleibol. CONCLUSÃO: É possível concluir através da comparação dos dados, que os acadêmicos do sexo masculino de ambas as modalidades possuem sim um IMC mais elevado que do sexo feminino, onde no entanto, o percentual de MM ultrapassa a observada na população feminina, desta forma o IMC não pode ser a base para se analisar a saúde corpórea dos indivíduos, sendo necessária a análise de outras variáveis.

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