Análise de Citações da Produção Científica em Educação Física da Região Nordeste do País

Por Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi (Autor), Marcia Regina da Silva (Autor), Carlos Roberto Massao Hayashi (Autor).

Parte de Produção do Conhecimento em Educação Física no Nordeste Brasileiro: o Impacto dos Sistemas de Pós-graduação na Formação dos Pesquisadores da Região. . páginas 38 - 77

Resumo

1. Introdução

Nos últimos anos inúmeros estudos sobre a produção científica em Educação Física têm sido realizados (SILVA, 2013; SOUZA, 2011), principalmente daquela produzida em regiões do país com escassa concentração de programas de pós-graduação nessa área de conhecimento – o que tem implicado na formação dos pesquisadores dessa região em centros de ensino e de pesquisa localizados, predominantemente, nas regiões Sul e Sudeste – tais como o Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. (SÁNCHEZ-GAMBOA, 2015; SACARDO; HAYASHI, 2015; NUNES; LAMAR, 2014; BRASILEIRO; SILVA; SILVA; 2014; SACARDO, 2012).

Dessa perspectiva, as abordagens epistemológicas e bibliométricas adotadas nesses estudos permitem identificar, entre outros aspectos, as temáticas enfocadas nos trabalhos, a fundamentação teórica e a metodológica utilizada pelos autores, contribuindo para uma melhor compreensão de como se confi- gura esse campo de conhecimento.

Tendo como diretriz teórica metodológica a Bibliometria, que entre outros aspectos consiste em um “método flexível para avaliar a tipologia, a quantidade e a qualidade das fontes de informação citadas em pesquisa”. (SILVA; HAYASHI; HAYASHI, 2011, p. 113), esse texto apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar as citações presentes em trabalhos de mestrado e doutorado defendidos por mestres e doutores da área de Educação Física que atuam na região Nordeste do Brasil. 

Arquivo