Análise de Citações da Produção Científica em Educação Física da Região Nordeste do País

Parte de Produção do Conhecimento em Educação Física no Nordeste Brasileiro: o Impacto dos Sistemas de Pós-graduação na Formação dos Pesquisadores da Região. . páginas 38 - 77

Resumo

1. Introdução

Nos últimos anos inúmeros estudos sobre a produção científica em Educação Física têm sido realizados (SILVA, 2013; SOUZA, 2011), principalmente daquela produzida em regiões do país com escassa concentração de programas de pós-graduação nessa área de conhecimento – o que tem implicado na formação dos pesquisadores dessa região em centros de ensino e de pesquisa localizados, predominantemente, nas regiões Sul e Sudeste – tais como o Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. (SÁNCHEZ-GAMBOA, 2015; SACARDO; HAYASHI, 2015; NUNES; LAMAR, 2014; BRASILEIRO; SILVA; SILVA; 2014; SACARDO, 2012).

Dessa perspectiva, as abordagens epistemológicas e bibliométricas adotadas nesses estudos permitem identificar, entre outros aspectos, as temáticas enfocadas nos trabalhos, a fundamentação teórica e a metodológica utilizada pelos autores, contribuindo para uma melhor compreensão de como se confi- gura esse campo de conhecimento.

Tendo como diretriz teórica metodológica a Bibliometria, que entre outros aspectos consiste em um “método flexível para avaliar a tipologia, a quantidade e a qualidade das fontes de informação citadas em pesquisa”. (SILVA; HAYASHI; HAYASHI, 2011, p. 113), esse texto apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar as citações presentes em trabalhos de mestrado e doutorado defendidos por mestres e doutores da área de Educação Física que atuam na região Nordeste do Brasil. 

Arquivo