Análise de desempenho entre atletas de elite da Ginástica Acrobática
Por Artur de Azevedo Braga (Autor), Sarah Yoshida (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
Na Ginástica Acrobática (GACRO) a colaboração entre os parceiros é fundamental para a realização dos elementos, bem como para a apresentação artística, devendo demonstrar sincronismo, boa utilização do espaço e criatividade. As equipes apresentam um exercício estático, um exercício dinâmico e, na final, um exercício combinado. São avaliados três quesitos: dificuldade, artístico e execução (FIG, 2022). Esta avaliação favorece o uso da criatividade na elaboração das apresentações, mas torna mais difícil realizar uma análise de desempenho objetiva entre diferentes equipes. Objetivos: Elaborar um instrumento observacional para analisar o desempenho competitivo de pares femininos de alto rendimento e as tendências de uso de elementos de dificuldade e de componentes artísticos nos exercícios. Referencial teórico: Apesar de haver estudos na GACRO em relação ao seu ensino (LOUREIRO; GONÇALVES, 2013; MERIDA; NISTA-PICCOLO; MERIDA, 2008) e biomecânica (TABOADA-IGLESIAS et al., 2019; VERNETTA; PELÁEZ-BARRIOS; LÓPEZ-BEDOYA, 2020), não foram identificados estudos que analisassem o padrão de comportamento e a composição dos exercícios, tampouco suas implicações em relação ao desempenho. Entender o que diferencia as equipes que conquistam uma posição no pódio das demais pode trazer importantes contribuições para a prática da GACRO. Kalinski, Kezic e Jelaska (2021) observaram tendências de escolha de elementos que mais contribuíram para o resultado final na Ginástica Artística Feminina. A abordagem foi adaptada utilizando classes de equivalência a fim de se compreender quais elementos de dificuldade e componentes artísticos diferenciam o desempenho das equipes da GACRO. Materiais e métodos: Estudo quantitativo, descritivo e observacional. Realizaremos uma análise notacional por observação dos vídeos e os dados serão tabulados em planilha Excel. A proporção de tempo foi utilizada para descrever se as equipes diferem quanto à razão temporal entre os elementos de dificuldade e a coreografia. A distribuição espacial descreve se a apresentação do exercício é distribuída por todo o solo e se há diferença na frequência entre os quatro quadrantes e a zona central. As classes comparam a tanto a seleção de elementos de dificuldade entre as equipes, quanto as tendências de componentes artísticos. Essas variáveis explanatórias são associadas ao desempenho apresentado no exercício, a variável desfecho. Foram selecionados 34 vídeos dos exercícios apresentados pelos Pares Femininos nos Campeonatos Mundiais de 2021 e 2022. Resultados: Esperamos identificar diferenças significativas na seleção de elementos de dificuldade e de composição dos exercícios entre as equipes classificadas no pódio (primeiro, segundo e terceiro lugar) e as demais. Não é esperado