Resumo

Na Ginástica Acrobática (GACRO) a colaboração entre os parceiros é fundamental para a realização dos elementos, bem como para a apresentação artística, devendo demonstrar sincronismo, boa utilização do espaço e criatividade. As equipes apresentam um exercício estático, um exercício dinâmico e, na final, um exercício combinado. São avaliados três quesitos: dificuldade, artístico e execução (FIG, 2022). Esta avaliação favorece o uso da criatividade na elaboração das apresentações, mas torna mais difícil realizar uma análise de desempenho objetiva entre diferentes equipes. Objetivos: Elaborar um instrumento observacional para analisar o desempenho competitivo de pares femininos de alto rendimento e as tendências de uso de elementos de dificuldade e de componentes artísticos nos exercícios. Referencial teórico: Apesar de haver estudos na GACRO em relação ao seu ensino (LOUREIRO; GONÇALVES, 2013; MERIDA; NISTA-PICCOLO; MERIDA, 2008) e biomecânica (TABOADA-IGLESIAS et al., 2019; VERNETTA; PELÁEZ-BARRIOS; LÓPEZ-BEDOYA, 2020), não foram identificados estudos que analisassem o padrão de comportamento e a composição dos exercícios, tampouco suas implicações em relação ao desempenho. Entender o que diferencia as equipes que conquistam uma posição no pódio das demais pode trazer importantes contribuições para a prática da GACRO. Kalinski, Kezic e Jelaska (2021) observaram tendências de escolha de elementos que mais contribuíram para o resultado final na Ginástica Artística Feminina. A abordagem foi adaptada utilizando classes de equivalência a fim de se compreender quais elementos de dificuldade e componentes artísticos diferenciam o desempenho das equipes da GACRO. Materiais e métodos: Estudo quantitativo, descritivo e observacional. Realizaremos uma análise notacional por observação dos vídeos e os dados serão tabulados em planilha Excel. A proporção de tempo foi utilizada para descrever se as equipes diferem quanto à razão temporal entre os elementos de dificuldade e a coreografia. A distribuição espacial descreve se a apresentação do exercício é distribuída por todo o solo e se há diferença na frequência entre os quatro quadrantes e a zona central. As classes comparam a tanto a seleção de elementos de dificuldade entre as equipes, quanto as tendências de componentes artísticos. Essas variáveis explanatórias são associadas ao desempenho apresentado no exercício, a variável desfecho. Foram selecionados 34 vídeos dos exercícios apresentados pelos Pares Femininos nos Campeonatos Mundiais de 2021 e 2022. Resultados: Esperamos identificar diferenças significativas na seleção de elementos de dificuldade e de composição dos exercícios entre as equipes classificadas no pódio (primeiro, segundo e terceiro lugar) e as demais. Não é esperado

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