Resumo

OBJETIVO: Avaliar a melhora de desempenho em tarefa com de RV com relação ao tempo na execução de atividades de membros superiores em pacientes com acidente vascular cerebral em uso do AGaR, além disso, comparar com indivíduos sem comprometimento motor. MÉTODO: A pesquisa caracteriza-se em ser um estudo experimental, transversal de caráter quantitativo. A população é constituída por 30 sujeitos com AVC isquêmico crônico (acima de 1 ano), e 30 pessoas sem comprometimento motor de 33 a 74 anos, ambos os sexos, em atendimento no serviço de fisioterapia da Santa Casa de Diadema, no setor de neurologia. Foi utilizado um jogo para reabilitação que consiste em executar a tarefa de associar imagens com significados complementares. Estatísticas descritivas foram realizadas. As variáveis dependentes utilizadas foram: (1) o tempo de reação (tempo entre o botão de início ficar verde e o movimento do participante), (2) tempo de movimento para a seleção do objeto (tempo entre o início do movimento e a chegada no objeto de seleção) e (3) o tempo de movimento para o alvo (tempo entre a seleção do objeto e a chegada no alvo). As variáveis dependentes (tempo em milissegundos das 33 a 44 tentativas) foram divididas em quatro blocos de médias de 11 tentativas em cada, sendo B1, B2, B3 e B4. RESULTADO: Houve melhora no desempenho com a prática da tarefa para ambos os grupos (grupo controle e grupo experimental) em todas as variáveis analisadas (tempo de reação, tempo para selecionar uma imagem e tempo de deslocamento). Além disso, houve diferença entre os grupos, ou seja, o grupo controle sempre teve um desempenho melhor que o grupo experimental em todas as variáveis do protocolo. CONCLUSÃO: Considerando nossos resultados, achamos que essa melhora pode ser considerada positiva para o uso da RV na reabilitação pós-AVC. No entanto, mais estudos com retenção da tarefa e generalização para outras tarefas em ambiente real, sejam necessários, ou seja, comparar o ambiente virtual e real devem ser estimulados para o futuro. A pesquisa atual revelou que o Jogo AGaR é uma ferramenta eficiente para a reabilitação de pacientes com AVC crônico e deve ser explorada para esse fim.

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