Resumo

INTRODUÇÃO

Este estudo apresenta um recorte da análise dos projetos de intervenção desenvolvidos por alunos da disciplina Mídia, Tecnologia e Educação Física do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizado durante o semestre letivo 2016.2. A elaboração dos projetos contemplou os aspectos teóricometodológicos da Educação Física para o trato com as mídias do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). No total, foram treze projetos. Tal proposta fazia parte da unidade programática avaliativa da disciplina que tinha como objetivo geral: discutir os aspectos que envolvem a relação mídia-práticas corporais e, dentro destes, problematizar o processo de ensino-aprendizagem na área da educação física e demais áreas do conhecimento. O conteúdo foi sendo estabelecido nos conceitos de mídia (SILVERSTONE, 2005), de mídia-educação (PIRES, 2008) e da produção textual do Grupo Temático de Trabalho em Comunicação e Mídia, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) (CHAVES; MAIA, 2013). Os projetos de intervenção refletiram os momentos pedagógicos mídia educação LEFEM, a saber: Comunicação; Percepção; Busca da Informação; Análise e Avaliação da Produção Profissional de Mídia; Produção de Mídia pelos Estudantes; Análise e Avaliação da Produção de Mídia pelos Estudantes; Divulgação de Mídia pelos estudantes. Dos 13 projetos, mencionamos três, a saber: Histórias em Quadrinhos; Mídia e Futebol Feminino; Paralimpíadas no Ensino Escolar; para analisarmos o plano de intervenção, e por identificarmos neles a análise crítico-social da mídia a partir da veiculação dos temas abordados.

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