Análise de Experiências Formativas Iniciais Sob o Ponto de Vista dos Novos Ingressantes
Por Caio Fábio Soares Machado (Autor), Flora Collins Benjamim (Autor), Gabriella de Oliveira Reis (Autor), Isabella da Silva Fernandes (Autor), Leonardo Carvalho de Oliveira (Autor), Patrick Costa Amaral (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Educação Física na Educação Infantil, desenvolvido pelo Centro de Educação Física e Desportos – CEFD da Universidade Federal do Espírito Santo2 realiza ações em três Centros Municipais de Educação (CMEI) sendo eles: José Luiz de Deus Amado (Serra), Darcy Castello de Mendonça (Vitória) e Ana Maria Chaves Colares (Vitória). Visando um relato sob o ângulo dos novos ingressantes, levantaram-se dados sobre as vivências dos bolsistas veteranos, utilizando suas Cartas de Expectativas, exigidas no processo seletivo do edital 2018/2; Memoriais das Experiências do primeiro semestre do Programa, 2018/2, e um questionário aos supervisores dos CMEI, para identificar mudanças prático pedagógicas nos bolsistas.