Resumo

Este estudo descritivo analisa e compara as dificuldades percebidas por professores de Educação Física (EF) que trabalham em escolas públicas municipais da cidade de São Paulo ao realizar suas práticas pedagógicas. Solicitou-se que 79 professores de EF expressassem seu grau de desacordo/acordo em relação a 44 afirmações. O software SPSS, versão 21.0, foi usado para analisar estatisticamente as respostas, e o teste U de Mann-Whitney, com nível de significância de 5%, foi usado nas comparações. Vinte e cinco afirmações foram identificadas como pouco, muito ou extremamente prejudiciais para a prática pedagógica. Não houve diferença estatisticamente significativa na percepção de professores formados em diferentes décadas ou com diferentes tempos de experiência profissional. A maioria das dificuldades percebidas para a eficácia da prática pedagógica resultou de questões macroestruturais que afetam a rotina diária nas escolas. Nesse contexto, é necessária a participação efetiva dos docentes nas políticas públicas voltadas para a Educação Básica.

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