Análise de Fatores Que Interferem na Motivação Para a Participação nas Aulas de Educação Física de Escolares da Terceira Série do Ensino Médio
Por Marta de Moura Costa (Autor), Thaís de Lima Guimarães (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam na motivação, para a participação das aulas de Educação Física, de escolares da terceira série do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino – Alagoas/Brasil. Foram investigados 20 alunos de ambos os sexos, com faixa etária de 15 a 18 anos, escolhidos de forma aleatória. Para o levantamento dos dados foi utilizado o roteiro de entrevista semiestruturada, composta por dois blocos temáticos, definidos à priori: (1) aderência às aulas de Educação Física; (2) gosto pelas aulas de Educação Física. A análise temática procedeu à codificação dos dados brutos que, de forma organizada foram agregados em unidades às quais permitiram uma descrição das características pertinentes aos aspectos motivacionais referentes à prática da Educação Física no ensino médio da Educação Básica. Pode-se concluir que os fatores que influenciavam na motivação dos alunos para participação nas aulas são variados, os resultados mostraram que os alunos frequentam as aulas, mas nem todos participam. O anseio por aprender novas habilidades e o gosto pelos conteúdos trabalhados nas aulas são dois dos fatores de influência positiva, na motivação dos alunos para a participação nas aulas de Educação Física. Enquanto fator predominantemente negativo constatou-se que a maioria vai à procura de novos conteúdos e relacionam a prática da Educação Física à manutenção da saúde, contudo, nem sempre são capazes de praticar as atividades vivenciadas nas aulas fora da escola, devido à indisponibilidade de espaços públicos para esta finalidade.