Análise de Livros Didáticos de Educação Física do Pnld no Ensino Médio Integrado: Implementação de Matriz de Referência
Por Raphaell Moreira Martins (Autor), Alison Nascimento Farias (Autor), Samara Moura Barreto de Abreu (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 1, 2022.
Resumo
Movidas/os pela abertura dialógica-reflexiva para intercompreensão do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2021) envolto do cenário brasileiro e, especialmente, situada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), constituímos um movimento de reflexividade crítica pautado na construção de um referencial matricial para análise dos livros didáticos a serem utilizados no Ensino Médio Integrado. Definimos como objetivo analisar a experiência da construção de uma matriz de referência para escolha dos livros didáticos no Ensino Médio Integrado, considerando o componente curricular Educação Física como elemento transversal nesse parâmetro de escolha, no contexto do IFCE, em movimento de reiteração/implicação autoral. Estivemos implicados aos movimentos analíticos na e pelo inventário documental dos livros didáticos partícipes do PNLD 2021 (objeto 1 e 2) para a área de Linguagens e suas Tecnologias, a fim de extrair os referentes como prisma analítico: informativos, formativos e didáticos. Este atravessamento pelo fazer metodológico da construção da matriz, nos moveu a uma implicação hermenêutica sobre o interpretativismo crítico para análise consciencial dessa experiência em ressonâncias políticas e pedagógicas. No âmbito dessas ressonâncias percebemos a invisibilidade negação, subordinização, secundarização dos saberes produzidos na e pela Educação Física na área de Linguagens e suas Tecnologias pressuposta pelas tensões políticas da Reforma do Ensino Médio em que esse componente passou pela clivagem de retirada do currículo, cujas implicações também anunciam as ausências de participação autoral na maioria das obras analisadas. Ao mesmo tempo, constatamos que por meio da interlocução entre docentes do IFCE produzimos um lugar de partida para futuras discussões sobre livros didáticos na Educação Física no ensino médio integrado, em devir de uma alteridade questionante para os processos de autoria/autorização docente na instituição.