Análise de Metodologias de Ensino em Professores de Natação Aplicadas com Crianças em Montevidéu
Por Ana María Godoy Sánchez (Autor), Maria Aparecida Santos e Campos (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 290, 2022.
Resumo
Realizou-se um estudo misto, qualitativo-quantitativo, transversal, descritivo e exploratório sobre as práticas profissionais e a formação docente de professores de natação que atuam com crianças. Objetivo: analisar as metodologias aplicadas pelos professores, nas aulas de natação, e como ela se relaciona com os conteúdos desenvolvidos durante sua formação profissional e com as diretrizes das instituições em que atuam. A amostra intencional foi composta por 50 graduados em Educação Física, que ministravam aulas para crianças de 2 a 14 anos; 25 na Associação Cristã de Jovens (ACJ), e 25 na Secretaria Nacional de Esportes (SNE) durante os anos de 2019 e 2020. Critérios de inclusão: ser professores de natação, graduados, trabalhar com crianças nas instituições mencionadas. Instrumentos de pesquisa: para a observação não participante, utilizou-se checklist e lista de frequência; um questionário, para as entrevistas semiestruturadas e para a revisão documental a análise de conteúdo. Os dados foram apresentados em estatística descritiva. Resultados: Em relação às práticas dos que compuseram a amostra, há uma dicotomia entre o que foi aprendido durante a formação e a forma como os professores apresentam o ensino. Ao passo que, durante a formação de graduação, é priorizado o uso de metodologias indutivas, que estimulem a participação das crianças; ao dar suas aulas, os professores preferem o método dedutivo e estilos de ensino de caráter reprodutivo, como a tarefa de casa, restringindo as ações da criança à reprodução do conteúdo.