Análise de Mudanças do Perfil de Crescimento e Desenvolvimento de Escolares Amapaenses do Ensino Fundamental Público
Por Michelle Paolla Souza da Gama (Autor), Célio Roberto Santos de Souza (Autor), álvaro Adolfo Alberto Duarte (Autor), Roseline Maria Amaral de Carvalho (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: A análise do perfil dos escolares pode evidenciar uma correlação entre o IMC, flexibilidade, força com a idade e o sexo. OBJETIVO: Analisar a correlação entre indicadores de crescimento e desenvolvimento de 25 escolares entre 7 e 8 anos de ambos os sexos pertencentes à escola de aplicação da UNIFAP. MÉTODOS: Este estudo relaciona as variáveis observadas em dois momentos, com intervalo de um ano. Foram avaliados os parâmetros de crescimento (peso, altura e IMC/Idade) utilizando a classificação de score Z do CDC/NCHS (2002). Para o desenvolvimento da flexibilidade e força (membros inferiores) foram utilizados, respectivamente, os testes de sentar e alcançar e salto horizontal proposto pelo PROESP-Br (2016). RESULTADOS: A análise dos dados inclui estatística descritiva com foco na correlação dos valores obtidos. Como análise geral houve diminuição na correlação peso e flexibilidade, principalmente nas meninas. Bem como, observou-se diminuição na média de flexibilidade e da força nas meninas de um ano para o outro. CONCLUSÃO: O estudo encontrou diferenças decorrentes do processo de crescimento e desenvolvimento das crianças ao longo de um ano e os meninos obtiveram resultados melhores que as meninas neste período.