Resumo

INTRODUÇÃO: A análise do perfil dos escolares pode evidenciar uma correlação entre o IMC, flexibilidade, força com a idade e o sexo. OBJETIVO: Analisar a correlação entre indicadores de crescimento e desenvolvimento de 25 escolares entre 7 e 8 anos de ambos os sexos pertencentes à escola de aplicação da UNIFAP. MÉTODOS: Este estudo relaciona as variáveis observadas em dois momentos, com intervalo de um ano. Foram avaliados os parâmetros de crescimento (peso, altura e IMC/Idade) utilizando a classificação de score Z do CDC/NCHS (2002). Para o desenvolvimento da flexibilidade e força (membros inferiores) foram utilizados, respectivamente, os testes de sentar e alcançar e salto horizontal proposto pelo PROESP-Br (2016). RESULTADOS: A análise dos dados inclui estatística descritiva com foco na correlação dos valores obtidos. Como análise geral houve diminuição na correlação peso e flexibilidade, principalmente nas meninas. Bem como, observou-se diminuição na média de flexibilidade e da força nas meninas de um ano para o outro. CONCLUSÃO: O estudo encontrou diferenças decorrentes do processo de crescimento e desenvolvimento das crianças ao longo de um ano e os meninos obtiveram resultados melhores que as meninas neste período.

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