Análise de Parâmetros Cinemáticos em Crianças com Diferentes Níveis de Aprendizagem na Natação
Por Marcos Franken (Autor), Matheus Bolzan Martins (Autor), José Luciano Benites de Vargas (Autor), Frederico Deponti Brasil (Autor), Velton da Silva de Freitas (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 28, n 2, 2020.
Resumo
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar e correlacionar parâmetros cinemáticos e de desempenho motor no nado crawl em crianças em diferentes níveis de aprendizagem. Variáveis foram comparadas em 24 crianças divididas entre três grupos iniciante, intermediário e avançado que foram selecionadas de acordo com a avaliação do teste de desempenho motor (TDMNC). Foram avaliadas em uma repetição de 10m em máxima intensidade e a avaliação do TDMNC e dos parâmetros cinemáticos do nado crawl foram realizadas em conjunto. Os dados foram obtidos com uma câmera de vídeo (60 Hz - acoplada a um tripé na lateral da piscina, acima da linha da água) e um cronômetro. Foram registrados: TDMNC, frequência média de ciclos (FC), distância média percorrida por ciclo (DC), velocidade média de nado (VN), índice de nado (IN) e tempo para percorrer os 10m (T10). Os achados deste estudo indicam que as crianças do grupo de nível avançado apresentaram maiores valores de FC, DC, VN e IN quando comparadas às de nível iniciante e intermediário. Ainda, foram identificadas que o TDMNC e os parâmetros cinemáticos possuem alta correlação. O estudo mostra a viabilidade da utilização da avaliação qualitativa da aprendizagem na natação, por meio do teste TDMNC para ser utilizado em crianças.