Análise de Perfil/estilo de Liderança de Treinadores em Duas Categorias do Voleibol
Por Yura Yuka Sato dos Santos (Autor), Caroline Teixeira (Autor), Larissa Rafaela Galatti (Autor).
Em I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
A liderança do treinador, bem como sua relação com seus atletas, podem ser determinantes no rendimento esportivo. Na reflexão sobre a interferência do estilo de liderança do treinador, surge a dúvida sobre qual o perfil de treinador seria ideal nas categorias juvenil e adulto no voleibol. Objetivo: Analisar o perfil de liderança dos treinadores das categorias juvenil e adulto masculino no voleibol, de uma equipe participante da Super Liga Nacional de Voleibol. Metodologia: Foram entrevistados 10 atletas (±19,4 anos) e um treinador da categoria juvenil (38 anos), e 12 atletas (±28,7 anos) e um treinador (43 anos) da categoria profissional adulto. Foi aplicado o questionário validado em português como Escala de Liderança no Desporto (ELD), com três versões (percepção, perspectiva e autopercepção) e quarenta questões, dadas em uma escala do tipo Likert (escala 1-5). Foi utilizado o Teste T de Student para as comparações (p≤0,05) Resultados: No juvenil não houve diferença significativa entre as comparações, tendo maior média para “Treino-instrução”, mostrando que o treinador consegue transmitir o que propõe e que seu perfil se enquadra na perspectiva de um treinador ideal para seus atletas. Na categoria adulta os atletas consideraram seu treinador mais “Democrático” do que ele mesmo se considera, e mostraram preferência em um treino com maior ênfase em “Treino-Instrução”. Conclusões: Na maior parte das duas categorias se observou coerência entre a percepção e perspectiva dos atletas e autopercepção do treinador. No entanto, os atletas adultos parecem identificar a necessidade de incremento no quesito “Treino-Instrução”, que está associado à intervenção do treinador durante o cotidiano de treinos. Verifica-se que a ELD pode apresentar informações de valor para o treinador, visto que é de destacada importância que o perfil do treinador e a relação com seus atletas tenham coesão para melhorar o desempenho esportivo e desenvolvimento dos atletas.