Análise de produção do conhecimento sobre atividade física e idosos em anais do CONBRACE (2009-2017)
Por Alice Pequeno de Brito (Autor), Marcos Renan Freitas de Oliveira (Autor), Jakeline de Souza Pinheiro (Autor), Milena Vasconcelos Medeiros (Autor), Victória Baía Pinto (Autor), Josiana Kely Rodrigues Moreira da Silva (Autor).
Em Revista CPACQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida v. 13, n 1, 2021.
Resumo
OBJETIVO: Analisar a produção do conhecimento sobre atividade física e idosos nos acervos do Congresso Brasileiro de Ciência e Esporte (CONBRACE). MÉTODOS: Os artigos foram encontrados no Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) publicados durante os anos de 2009 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol, totalizando 14 estudos. Com isso, foram usados, os textos disponíveis no SOAC, os quais abordassem sobre saúde, atividade física e idoso, para, em seguida, verificar as categorias em pauta, a partir de seus títulos, palavras-chave e resumos. RESULTADOS: A qualidade de vida é o fator principal para haver o interesse da prática de atividade física entre os idosos, todos os estudos abordam que os praticantes querem uma qualidade de vida e buscam o aumento da expectativa de vida, tendo em vista que, eles buscam ser mais independentes nas suas atividades diárias. CONCLUSÃO: Com isso, a prática de atividade física melhora da qualidade de vida junto com bem-estar social, ambos proporcionam agradáveis sensações, dessa maneira influenciando a permanecerem nessa prática, mas é fundamental que seja demonstrado como exercício físico executado regularmente trazem benefícios a longo prazo.
Referências
RASO, V. Envelhecimento Saudável: manual de exercício com pesos. Edição: 1. São Paulo, 2007.
SENA, H. N., et al. Vivências corporais e o idoso: principais motivos para praticá-las em ouro preto – minas gerais. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2013, Brasília. p. 1-9. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Edição: 26. Rio de janeiro,
GONÇALVES, A. K., et al. Comparação da aptidão física e aptidão funcional entre pessoas nas fases da meia-idade e idoso. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2011, Porto Alegre. p. 1-9. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
PRADO, E. C. G., et al. Presença da educação física na saúde do idoso: caso da unidade de atenção básica à saúde da família em Goiânia/Go. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. p. 1-4. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
SANTOS, B. A., et al. Um estudo da flexibilidade das alunas do projeto de extensão “qualidade de vida para o adulto e o idoso”. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
SANTOS, L. M. M.; MAIA, M. R. S.; FURTADO, M. G. P. F; Nível de atividade física influencia mais do que a idade na funcionalidade e do medo de cair em idosos. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
SANTOS, D. P.; CANTANHEDE, T. C., Benefícios da atividade física em grupo na qualidade de vida do idoso. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2017, Goiânia. p. 1-2. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abri. 2018.
BRAGA, P. P. P., et al. O significado da prática de treinamento resistido por idosos de uma academia de Goiânia. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2017, Goiânia. p. 1-6. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
SANTANA, N. Q.; BAPTISTA, T. J. R., Percepção de idosos sobre a saúde e as práticas corporais. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2017, Goiânia. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
BLESSMANN, E. J., et al. Análise da aptidão física em idosos participantes de projeto de extensão universitária. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2011, Porto Alegre. p. 1-7. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
CASTRO, M. P.; PUREZA, Y. D. Nível de Atividade Física e Qualidade de Vida em Idosos da Universidade da Maturidade do Amapá-UMAP. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2013, Brasília. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
EIRAS, S. B., et al. Motivadores e barreiras para a prática de atividade física em idosos. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e III Congresso Internacional de Ciência e do Esporte 2009, Salvador. p. 1-13. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
GOMEÑUKA, N. A., et al. Efeito do treinamento de caminhada nórdica e caminhada livre no equilíbrio de idosos sedentários. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
HAUSER, E., et al. Motivos de adesão e permanência de idosos em um programa univeritário de atividade física. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2011, Porto Alegre. p. 1-6. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.
THIMÓTEO, F. B., et al. Análise do nível de atividade física, autonomia funcional e depressão em idosos ativos e sedentários. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. p. 1-2. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.