Resumo

O esporte é um fenômeno mundial inserido na vida de diversas pessoas, seja assistindo, participando, atuando profissionalmente ou discutindo. Esse fenômeno é alimentado através da mídia, possibilitando o acesso a diferentes modalidades sem ao menos sair da poltrona de sua casa. O presente estudo averiguou as notícias veiculadas em um telejornal esportivo diário de uma emissora de grande impacto, veiculado na regional de São Paulo, e buscou entender as características de suas notícias. A pesquisa analisou duas semanas do programa entre os dias 19 a 31 de maio de 2014, e as matérias foram classificadas em uma tabela com os seguintes indicadores: temática, modalidade esportiva e gênero. Observando os dados analisados temos como resultados que o futebol é a modalidade esportiva com maior incidência no programa, entre todas as outras modalidades o futebol tem 78,85% das aparições no programa, em segundo lugar aparece o voleibol com somente 7,69%. Entre os temas das reportagens os resultados nos mostram que os acontecimentos da rodada do campeonato brasileiro envolve cerca de 38,68% das matérias do programa. Com relação ao gênero dos participantes das matérias veiculadas, encontramos que 98% das modalidades apresentadas são referentes ao gênero masculino, sendo que o publico feminino fica quase que ausente da programação esportiva tendo apenas 2% das informações do programa. Ao término da pesquisa concluímos que dentro do telejornal pesquisado prevalece a monocultura do futebol masculino, praticamente desprezando as diferentes práticas corporais e modalidades esportivas. Fica evidente também a prevalência, quase que unânime de um esporte masculino, reduzindo a quase zero as práticas esportivas realizadas por mulheres. Sugerimos que novas pesquisas sejam desenvolvidas com outros programas esportivos de televisão, bem como com outras emissoras, sendo que entender a relação entre mídia e esporte é fundamental para entender o comportamento de nossa sociedade diante da prática esportiva.

Acessar