Resumo

Introdução: A investigação dos processos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento no futsal se faz importante em diferentes contextos de prática: esporte educacional, lazer, alto rendimento, já que considera-se a sistematização desse processo por meio do treinador como fundamental para o sucesso do praticante. Destaca-se a evolução dos métodos de ensino dos modelos tradicionais (analítico, global e misto) para os contemporâneos (ensino pela compreensão e com base na aprendizagem incidental). Objetivo: descrever as metodologias de ensino utilizadas no futsal da categoria sub-13, em quatro diferentes práxis: educação física escolar (EF), clube (CL), equipe escolar (EE) e escola de iniciação esportiva (EI). Metodologia: Foram filmadas três sessões de treino dos quatro contextos citados, tendo como tempo de intervalo entre as filmagens um mês e uma semana, respectivamente. Os vídeos foram analisados posteriormente, com recurso ao protocolo de STEFANELLO (1999) adaptado por SAAD (2002) para o futsal. Respeitaram-se os procedimentos éticos para a realização da pesquisa (Termos de Assentimento e Consentimento Livres Esclarecidos à instituição, treinadores, pais e participantes para autorização das filmagens. Resultados: A EE destinou 50,82% do tempo total para o segmento tático-técnico e utilizou mais tempo em tarefas referentes ao quesito do complexo de jogo I 56,91%, o que permite caracterizar a presença do método situacional-global. A EI caracterizou-se pelo método misto, pelo predomínio das atividades nos segmentos tático-técnico 24,79% e técnico 18,50%. No CL enfatizou-se o método situacional-global, pelo tempo destinado ao segmento técnico-tático 41,33% e pela frequência percentual de tarefas inerentes aos fundamentos de jogo 40,78%. Na EF adotou-se o método global, pois 77,40% do tempo foi destinado à técnica, tática e regras de jogo. Conclusões: A ênfase na utilização de diferentes conteúdos pelos treinadores no contexto de prática do futsal apresenta-se em duas instituições adequadas as sugestões contemporâneas, mas ainda prevalecem os métodos tradicionais na EI.

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