Integra

Introdução: O treinamento desportivo na modalidade do futebol avança pelo estudo e sistematização de elementos relativos ao jogo e ao jogador, os jogadores que mais têm recebido atenção são os chamados jogadores de linha, assim o goleiro, elemento primordial no jogo de futebol, tem merecido menor atenção nas identificações de suas ações técnicas,e, diante das especificidades de suas ações técnicas ocorre uma necessidade deste tipo de acompanhamento.

 Objetivo: Descrever as ações de goleiros em momentos de disputas em suas diferentes intervenções na partida de futebol, durante uma temporada desportiva.

 Método: Foram coletados os dados de 9 goleiros durante a temporada de 2008-2009 com a realização de 109 jogos nos campeonatos paulista séria A 1, A 2, Copa Paulista, Copa São Paulo, e campeonato brasileiro séries b e C. As variáveis coletadas foram: reposição de bola - tiro de meta batida em cima; reposição de bola com a mão; saída de cruzamento queda frontal (cama); defesa rasteira defesa meia altura; defesa alta defesa quicada; defesa frontal com atacante; recuo com trabalho com os pés.

Resultados: Como exposto na figura 1, verifica-se uma descrição dos fundamentos básicos dos goleiros onde aparecem em maior evidência os percentuais de acertos nos fundamentos realizados.

 Conclusão: As descrições dos resultados dos fundamentos dos goleiros propiciam uma intervenção em programas de treinamento de goleiros para aprimorada, pois, possibilita verificar suas ações durante uma partida.