Resumo

Sabe-se que as aulas de step são muito difundidas nas academias. Por isso, o monitoramento da intensidade da aula é necessário. Alguns dos parâmetros mais utilizados no controle do esforço e da intensidade durante a prática da atividade física são a Escala de Borg e a Fórmula de Karvonen. O presente estudo faz uma análise descritiva sobre a correspondência entre a percepção subjetiva de esforço, baseada na Escala de Borg de 15 graus, e a frequência cardíaca, baseada na fórmula de Karvonen, mensuradas periodicamente durante uma aula de step. Foram selecionadas 10 mulheres que não possuíam familiaridade com a Escala de Borg. Realizou-se 9 medições em cada participante. Os dados coletados dos dois parâmetros foram convertidos em porcentagem. Os resultados encontrados demonstraram pouca relação direta entre as duas escalas. Assim, conclui-se que a Escala de Borg deve ser aplicada em indivíduos já familiarizados aos graus de medição utilizados ou, caso esse não seja o contexto, apenas utilizar a fórmula de Karvonen como parâmetro de medição, já que a mesma não é subjetiva e é baseada em um valor concreto, a frequência cardíaca.

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