Análise Descritiva Sobre a Correspondência Entre a Percepção Subjetiva de Esforço e a Frequência Cardíaca Mensuradas Periodicamente em Mulheres Durante Uma Aula de Step
Por Caio Graco Simoni da Silva (Autor), Fabiana Nonato de Lira (Autor), Fernanda Lorena Santana Teixeira (Autor), Jacqueline Ferreira dos Santos (Autor), Wellington Cloves da Silva (Autor).
Resumo
Sabe-se que as aulas de step são muito difundidas nas academias. Por isso, o monitoramento da intensidade da aula é necessário. Alguns dos parâmetros mais utilizados no controle do esforço e da intensidade durante a prática da atividade física são a Escala de Borg e a Fórmula de Karvonen. O presente estudo faz uma análise descritiva sobre a correspondência entre a percepção subjetiva de esforço, baseada na Escala de Borg de 15 graus, e a frequência cardíaca, baseada na fórmula de Karvonen, mensuradas periodicamente durante uma aula de step. Foram selecionadas 10 mulheres que não possuíam familiaridade com a Escala de Borg. Realizou-se 9 medições em cada participante. Os dados coletados dos dois parâmetros foram convertidos em porcentagem. Os resultados encontrados demonstraram pouca relação direta entre as duas escalas. Assim, conclui-se que a Escala de Borg deve ser aplicada em indivíduos já familiarizados aos graus de medição utilizados ou, caso esse não seja o contexto, apenas utilizar a fórmula de Karvonen como parâmetro de medição, já que a mesma não é subjetiva e é baseada em um valor concreto, a frequência cardíaca.