Integra

Introdução:
O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR) é uma modalidade desportiva adaptada e compreende duas modalidades: HCR 7 - que adapta as regras do handebol de salão e é jogado com 7 jogadores em quadra e; HCR 4 - que adapta as regras do handebol de areia e composto por 4 jogadores (CALEGARI et. al., 2009). Caracterizandose como um desporto complexo que abrange uma ampla quantidade de habilidades técnicas e táticas durante os jogos.

Objetivo:
O objetivo do presente estudo foi analisar odesempenho técnico das equipes participantes do I Campeonato Paulista de HCR 4

Metodologia:
A competição foi composta por quatro equipes (UFSCar/São Carlos, UNICAMP/ADEACAMP - A, ADERES/M&E/SOROCABA, UNICAMP/ADEACAMP - B). Para a análise do desempenho foi utilizada uma planilha de scout, adaptada de Calegari et. al. (2008), onde foram registrados os Erros Técnicos - ET (passe, recepção, drible, andada, falta de ataque e invasão), Erros de Finalização - EF (arremessos de 9 e 6 metros, realizados para fora, na trave, no bloqueio, defendidos pelo goleiro e erros de contra-ataque) e a Efetividade de Ataque (gols marcados de 9, 6, 7 metros e contraataque). O registro dos dados foi efetuado por dois avaliadores treinados durante as partidas, e a totalização dos valores individuais compreenderam o desempenho de cada equipe. Em relação à tabulação dos dados, adotou-se o software Ecxell 2003® para Windows.

Resultados:
A análise dos scouts (tabela 2) demonstrou que o parâmetro ET foi determinante, sendo que as equipes que apresentaram quantidade inferior desta variável obtiveram resultados superiores. A equipe UFSCar foi classificada em 1ª lugar, apresentando apenas um erro de passe durante o torneio, o que provavelmente influenciou o resultado final.

Conclusão:
As equipes que apresentaram quantidades inferiores de erros técnicos obtiveram melhores resultados quando comparadas às demais. Demonstrando que os treinamentos devem ser direcionados com o intuito de minimizar este tipo de erro e, desta forma, aprimorar o desempenho.