Resumo

Adolescentes passam significativa parte do dia na posição sentada durante as atividades no ambiente escolar. Objetivo: analisar o comportamento do Centro de Pressão (COP) durante a realização de duas tarefas comuns na sala de aula, foram elas: Tarefa 1- copiar um texto projetado em uma lousa digital e Tarefa 2: folhear as páginas de um livro com as mãos. Materiais e Métodos: 22 sujeitos com 10 – 11 anos de idade, alunos de uma escola particular, sentados sobre uma plataforma de força que reproduzia a altura das carteiras da escola. A plataforma utilizada com taxa de aquisição de dados de 30 Hz, forneceram a posição X e Y do COP durante os 90 s da tarefa 1 e durante a tarefa 2. Foi utilizado um filtro Butterworth com frequência de corte de 10 Hz e posteriormente calculados em ambas as tarefas: a distância percorrida pelo COP; a área da elipse que compreende 95% dos pontos de posição adquiridos (COParea); as velocidades e acelerações nos eixos X e Y; a Velocidade resultante do COP, além do Diagrama de Corlett para avaliar a percepção de desconforto em diferentes regiões do corpo. No tratamento estatístico foi realizada a estatística descritiva das variáveis e testes não paramétricos quando necessário. Os dados de posição foram normalizados pela estatura. Foi realizada também uma Análise Multivariada das Variâncias (MANOVA) para averiguar a existência de efeitos significantes das variáveis independentes sobre as variáveis dependentes escolhidas (Deslocamento do COP, COParea e Velocidade resultante). Resultados: A estatura foi a variável que mais influenciou o comportamento do COP durante a execução da tarefa 1 sendo que a Distância percorrida pelo COP e a Velocidade Resultante as que mais são influenciadas pela dupla IMC + Estatura. A variável perceptiva de desconforto utilizada trás à tona potenciais problemas que provavelmente influenciaram as estratégias adotadas pelos sujeitos na execução das tarefas e no comportamento do COP durante as mesmas.

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