Resumo

A psicologia no esporte, como estudo e prática, aplica-se a uma extensa faixa populacional e é um campo que possui muitos temas a serem investigados, entre eles cita-se a interação entre treinador e atleta. A importância do treinador remete-se a maneira de estruturar a situação esportiva, as metas estabelecidas e os valores transmitidos, os quais podem influenciar não só a participação da criança no esporte, como em outras áreas da vida. Assim, para ser um bom treinador, o indivíduo além de saber o que ensinar aos atletas deve saber como ensinar. Nesse aspecto a Análise do Comportamento pode contribuir com orientações comportamentais que visem instrumentalizar o treinador a ensinar da maneira mais adequada e eficiente. Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade de um procedimento de capacitação comportamental com uso de feedback sobre os comentários emitidos por treinadores de futebol de categorias de base durante treinos. Participaram da pesquisa três treinadores da categoria sub 13 de escolinhas de futebol de uma cidade do estado do Paraná. A linha de base consistiu na gravação em áudio e transcrição dos comentários dos treinadores durante os treinos. A intervenção com os treinadores foi realizada em duas etapas ? capacitação comportamental (Etapa 1) e feedback (Etapa 2). Na Etapa 1 foram realizadas sessões de orientação comportamental, nas quais foram discutidos alguns temas relacionados a interação entre treinador e atleta e em uma sessão foi utilizado um manual que trabalha questões relacionadas à importância do uso de reforço e efeitos colaterais da punição no esporte. Na Etapa 2 a pesquisadora forneceu feedback aos treinadores, durante os treinos, a respeito dos comentários emitidos por eles. Para isso utilizou um clicker para sinalizar quando os treinadores emitissem comentários adequados de acordo com a capacitação comportamental. Os resultados mostraram que as instruções são as categorias com maior taxa de emissão, o que é compatível com a função de ensinar. Porém, mesmo com a ênfase dada às instruções completas durante a capacitação e o feedback, as instruções parciais foram mais frequentes. Houve aumento, ainda, na taxa de comentários categorizados como elogio parcial e elogio completo. Apesar do aumento os resultados não se mantiveram indicando que o procedimento empregado deve ser revisto em estudos futuros.

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