Análise do Conhecimento Autônomo de Jogadores de Futebol Através do Uso de TIC
Por Salvador Pérez Muñoz (Autor), José Manuel de Mena Ramos (Autor), Antonio Sánchez Muñoz (Autor), Alberto Rodríguez Cayetano (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 253, 2019. Da página 22 a 34
Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar como o conhecimento declarativo de jogadores de futebol varia com o uso de vídeo e novas tecnologias, através da aprendizagem autônoma de jovens jogadores de futebol. A investigação é composta por 14 jovens futebolistas com baixo nível de especialização. O instrumento de medida utilizado foi um questionário criado ad hoc com 18 itens focados nas táticas ofensivas e defensivas individuais. O conhecimento declarativo melhora mais de 22% após a intervenção. A maior melhora é experimentada nas táticas ofensivas e, embora não existam diferenças significativas entre os grupos de variáveis táticas defensivas e ofensivas, existem diferenças significativas entre os itens.