Resumo

A ginástica, atualmente bastante conhecida, existe há milhares de anos e já passou por diversas adaptações ao longo deste tempo. No século XIX surgiram 4 escolas diferentes - Escola Inglesa; Alemã; Sueca; Francesa - tendo como intuito a contribuição para a educação do corpo, sendo que estes métodos/escolas, após anos de desenvolvimento, tiveram influência na concepção de vários outros métodos, que de alguma forma influenciaram também na origem dos diversos tipos de ginásticas atualmente conhecidas, inclusive as ginásticas que foram inseridas no contexto escolar. Desta forma a pesquisa teve como objetivo identificar o conhecimento do professor de Educação Física Escolar (EFE) em ginástica como também identificar os conteúdos ginásticos presente nas aulas de EFE e a opinião dos professores sobre a finalidade da ginástica geral no ambiente escolar. Foi usado um questionário desenvolvido pelos próprios pesquisadores com perguntas objetivas que tinham como objetivo: caracterizar o perfil dos pesquisados e solucionar o problema proposto. A amostra se constituiu de 16 sujeitos (7H; 9M), com nível de formação entre graduando e mestre, que ensinavam em escolas públicas e/ou particulares do município de Foraleza. Os resultados mostram que entres os professores o conhecimento dos tipos de ginástica, dos elementos corporais que podem ser ensinados na EFE e das finalidades gímnicas estão presentes na maioria dos casos, mas que isso não significa que exista uma aceitação por parte dos gestores das escolas para a implementação das aula de ginástica na EFE, apesar da tentativa de implantação desses programas por parte dos professores, em alguns casos. Visto isso pode-se concluir que ainda existe uma lacuna no ensino da ginástica dentro das escolas e que são necessárias medidas para tentar contornar essa realidade dentro da cidade de Fortaleza.

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