Análise do Conhecimento Tático Declarativo no Futsal de Alunos da Categoria Sub-15 de Uma Escola Pública
Por Karen Cristine Rodrigues Alves (Autor), Pablo Juan Greco (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Na práxis do futsal, independente do contexto de rendimento (educacional, rendimento, lazer), emerge a exigência de tomadas de decisões rápidas e eficazes para a solução dos problemas que surgem de forma imprevisível, aleatória e variável no contexto ambiental do jogo. Dessa forma, o conhecimento tático que o aluno detém, seja esse processual (CTP) (saber como fazer) e/ou declarativo (CTD) (saber o que fazer), constitui a base para que estes reconheçam, orientem e regulem suas ações motoras. O desenvolvimento do CTD objetiva que o aluno melhore sua capacidade de seleção de sinais relevantes, de conceitos técnico-táticos e projeção de ideias para seu desempenho esportivo, integrando, portanto, a avaliação do construto CTD com vistas a regular e otimizar o processo pedagógico de ensino. Objetivo: analisar o CTD de alunos da categoria sub-15 de uma escola pública. Metodologia: Avaliaram-se 18 alunos, com média de idade de 14,66 (+-0,48) anos, utilizou-se o teste de conhecimento tático declarativo para o futsal (TCTD:FS2). Respeitaram-se os procedimentos éticos para a realização da pesquisa (Termos de Assentimento e Consentimento Livres Esclarecidos à instituição, treinadores, pais e participantes para autorização da participação dos mesmos). Resultados: O valor médio do CTD desses alunos foi de 189,59 pontos, para um mínimo de 130,50 e um máximo de 230,25 pontos. A pontuação máxima possível no teste é de 395,00 pontos. Conclusões: Percebe-se pelos valores da média dos alunos, que esses alcançaram aproximadamente 48% do valor máximo possível, o que evidenciaria certa carência no processo de formação o que remete a pesquisar se os métodos de ensino aplicados para desenvolver os aspectos técnicos-táticos dos alunos se adequam as colocações formuladas nas metodologias ditas contemporâneas, como o ensino pela compreensão ou pela aprendizagem incidental.