Resumo

A síndrome de Down (SD) é uma condição genética, caracterizada pela trissomia do cromossomo 21 e pode presentar distúrbios que interferem nas aquisições motoras, funcionalidade e independência para realização das atividades de vida diária. A expectativa de vida destas pessoas tem aumentado significativamente na população geral e o desenvolvimento vai depender diretamente dos programas de estímulos oferecidos, tendo como possibilidade a intervenção baseada no conhecimento de aprendizagem. Sendo assim uma das ferramentas que podem ser úteis no suporte ao desenvolvimento global e para a reabilitação é a realidade virtual (RV), logo torna-se importante estudar o processo de aprendizagem motora em indivíduos com SD durante tarefa de RV para justificar seu uso em programas de intervenção. O presente estudo tem como objetivo analisar se as pessoas com SD são capazes de melhorar o desempenho em tarefas de RV utilizamos dois softwares: Check Limits e Timing Coincident e para averiguar o tempo de reação foi utilizado o TRT. Para a realização deste trabalho foram avaliadas 122 pessoas, divididas em dois grupos: 61 no grupo SD, com idade entre 8 e 50 anos (22±9,32 anos), 38 do sexo masculino e 23 do sexo feminino e 61 pessoas com desenvolvimento típico (DT), pareados por idade e sexo ao grupo SD. Os resultados apontam que os indivíduos com SD melhoraram o desempenho em tarefa virtual, isso foi evidenciado no software Check Limits, com aumento da quantidade das bolhas alcançadas no decorrer do jogo e no Timing Coincidente com menor erro de temporização com a prática, sendo capazes de manter o desempenho no período de retenção e transferir para uma tarefa com velocidade aumenta, logo, a MANOVA que revelou efeito significativo para grupo [Wilks lambda = 0.641, F (3, 117) = 21,9, p <0.001, p2 = 0.36] e Blocos [Wilks 'lambda = 0.590, F (3, 117) = 27.1, p <0.001, p2 = 0.41]. Na mensuração do Tempo de Reação Total (TRT) houve diferença significativa entre Blocos para ambos os grupos SD (bloco 1: 23331267ms; bloco 2: 17411279ms; p <0.001), demonstrando maior capacidade para reagir a um estímulo em menor tempo. Podemos concluir que pessoas com SD melhoraram seu desempenho durante a prática em tarefas virtuais, desta forma, estes jogos podem contribuir para aprendizagem motora destes indivíduos.

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