Resumo

O desenvolvimento motor é um processo contínuo ao longo vida, e na criança deve ser estimulado desde cedo para que pontos negativos não reflita na vida adulta; este pode ser interferido por inúmeros fatores, como sociais, físicos e psicológicos. Assim o presente estudo teve por objetivo analisar o desenvolvimento motor de crianças de diferentes classes sociais por meio dos padrões fundamentais de movimento chutar, saltar, arremessar e rolar proposto por Gallahue e Ozmun (2005). Participaram do estudo 41 crianças com idade entre 7,5 a 8,5 anos da cidade de Ourinhos/SP e os pais das mesmas responderam a um questionário da ABEP para a classificação das classes sociais. Não foi encontrado diferenças no padrão fundamental de movimento (chutar, rolar e saltar) estudado onde o valor não apresentou p<0,05 para diferenças entre as classes sociais e o desenvolvimento motor, além disso, entre os sexos não mostrou-se influenciar os estágios de desenvolvimento nas crianças estudadas, o que não ocorreu com padrão fundamental de desenvolvimento arremessar. Concluiu-se que os sexos e as classes sociais não interferem nos padrões fundamentais de desenvolvimento motor (chutar, saltar e rolar), no entanto houve diferenças na habilidade arremessar, em relação ao sexo masculino e classe social baixa.

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