Análise do Exercício Físico em Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (tdah): Uma Revisão Integrativa
Por Lidiane Aparecida Fernandes (Autor), Guilherme Maia (Autor), Tércio Apolinário de Souza (Autor), Patrick Costa Ribeiro Silva (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 19, n 1, 2018.
Resumo
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno crônico de ordem neurobiológica que atinge de 3 a 6% da população. Devido ao fato do transtorno ser uma patologia crônica, várias práticas são usadas na tentativa de amenizar os sintomas. Nesta revisão integrativa da literatura objetivou-se realizar uma análise a fim descobrir se a prática de exercícios físicos gera resultados positivos na redução dos sintomas de TDAH, e por consequência, na melhora do desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes. Os estudos foram extraídos das bases de dados portal de periódicos utilizando os seguintes descritores: TDAH, Atividade Física, Exercício Físico e Intervenção Motora. Foi utilizado um filtro com intuito de restringir a busca por artigos originais, em língua portuguesa e publicado nos últimos dez anos (2007 a 2017). Foram encontrados 1752 artigos nas bases de dados, dos quais após a leitura e análise dos títulos e resumos foi identificado sete artigos que atendem os critérios pré-estabelecidos. Os resultados indicaram que atividades físicas contribuem no tratamento de crianças com TDAH e que existe um ganho indireto significativo na parte social, uma vez que a prática esportiva aumenta muito o convívio social delas.