Análise do humor e da impulsividadede atletas escolares
Por Karla Medeiros Costa (Autor), Else Saliés Fonseca (Autor), Marcos Henrique Do Nascimento (Autor), Pedro Henrique Cavalcante Vieira (Autor), Juracy Da Silva Guimarães (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A prática esportiva contribui com melhorias significativas ao nível da aceitação social, da autoestima e do comportamento geral de estudantes atletas, além de ajudar no desenvolvimento da capacidade de tolerar frustrações e controlar emoções que são experiências importantes para qualquer indivíduo. Contudo, na área esportiva, alguns estudantes atletas mostram sintomas como exaustão emocional e física, que geram tanto o esgotamento escolar quanto desportivo (SORKKILA et al., 2019). O humor, fator estudado no campo da psicometria, fornece dados importantes para esse controle emocional dos atletas escolares. Neste viés, quando o indivíduo apresenta um estado positivo de humor, este apresenta alto vigor associado com baixos níveis de fadiga, raiva, tensão, depressão e confusão mental (HALSON; 2014). Além disso, a impulsividade é um aspecto da personalidade, definida como ações rápidas não planejadas, que levam a comportamentos irrefletidos, agindo com um nível mais baixo de planejamento em comparação com indivíduos de nível intelectual similar (SEDIYAMA et al. 2017). Portanto, é importante conhecer o nível de impulsividade de estudantes atletas a fim de desenvolver estratégias para melhoria do autocontrole emocional frente a situação estressantes.