Resumo

A prática esportiva contribui com melhorias significativas ao nível da aceitação social, da autoestima e do comportamento geral de estudantes atletas, além de ajudar no desenvolvimento da capacidade de tolerar frustrações e controlar emoções que são experiências importantes para qualquer indivíduo. Contudo, na área esportiva, alguns estudantes atletas mostram sintomas como exaustão emocional e física, que geram tanto o esgotamento escolar quanto desportivo (SORKKILA et al., 2019). O humor, fator estudado no campo da psicometria, fornece dados importantes para esse controle emocional dos atletas escolares. Neste viés, quando o indivíduo apresenta um estado positivo de humor, este apresenta alto vigor associado com baixos níveis de fadiga, raiva, tensão, depressão e confusão mental (HALSON; 2014). Além disso, a impulsividade é um aspecto da personalidade, definida como ações rápidas não planejadas, que levam a comportamentos irrefletidos, agindo com um nível mais baixo de planejamento em comparação com indivíduos de nível intelectual similar (SEDIYAMA et al. 2017). Portanto, é importante conhecer o nível de impulsividade de estudantes atletas a fim de desenvolver estratégias para melhoria do autocontrole emocional frente a situação estressantes.

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