Análise do impacto do envolvimento e do prestígio percebido sobre a satisfação e a lealdade dos torcedores do São Paulo Futebol Clube
Por Dirceu da Silva (Autor), Lesley Carina do Lago Attadia Galli (Autor), André Calabrez Hilf de Moraes (Autor), Sheila Farias Alves Garcia (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 12, n 3, 2023.
Resumo
Analisar os fatores determinantes da satisfação e da lealdade a clubes de futebol, que diante de resultados esportivos negativos, possam sustentar a intenção do torcedor para continuar a consumir e a se relacionar com o clube.
Metodologia/abordagem: Foi desenvolvida uma estrutura conceitual para avaliar o impacto do envolvimento com o clube e do prestígio percebido, na satisfação e na lealdade do torcedor e o impacto desses construtos na intenção do torcedor de continuar consumindo e se relacionando com o clube. Foi realizada uma pesquisa quantitativa (survey) e os dados foram coletados por meio de um questionário online, gerando 433 respostas válidas (amostra não-probabilística, por julgamento). Para análise dos resultados utilizou-se o Método dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS) para desenvolver a Modelagem de Equações Estruturais (SEM), por meio do software SmartPLS.2.0.
Originalidade/Relevância: As publicações acadêmicas em marketing esportivo, envolvendo especificamente o futebol são recentes e desproporcionais à popularidade do esporte no Brasil. O comportamento do torcedor brasileiro é um tema pouco explorado. A forma como a pesquisa foi conduzida e analisada é inovadora. As relações entre as variáveis analisadas ainda não tinham sido estudadas.
Principais resultados: A pesquisa trouxe evidências empíricas da importância do prestígio percebido pelo torcedor, para a manutenção da sua lealdade ao clube. Mostrou ainda, que o envolvimento que o torcedor tem com o clube influencia, direta e positivamente, a intenção de consumo das extensões da marca do clube. O envolvimento e a lealdade explicam a intenção de continuar “consumindo” as experiências promovidas pelo clube, ainda que a satisfação com o desempenho nas partidas e campeonatos esteja baixa.
Contribuições teóricas/metodológicas: A pesquisa ampliou a concepção de lealdade no contexto do marketing esportivo, sobretudo, em relação a clubes de futebol, que apresenta especificidades que diferem da concepção tradicional em marketing. Percebe-se que no futebol a lealdade não é, necessariamente, fruto da satisfação com o resultado das partidas/campeonato. Há outros ingredientes que podem garantir a lealdade em períodos de insatisfação com o desempenho do clube (prestígio percebido e envolvimento).