Resumo

Introdução: O conhecimento em saúde é fator preponderante para a prevenção de doenças e a promoção de saúde. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar o nível de atividade física e qualidade de vida numa população de docentes que atuam em cursos da área de saúde de uma instituição de Ensino Superior de Goiânia – GO. Metodologia: Estudo de tipo observacional descritivo com delineamento transversal. A amostra foi constituída por docentes do ensino superior atuantes da área da saúde. Para a coleta de dados, aplicou-se um formulário com 28 questões criado a partir de três questionários validados que são SF-36, WHOQOL-bref e o IPAQ. Os dados foram analisados através de estatística descritiva apresentando os resultados em média de frequência. Resultado: Participaram do estudo, 40 docentes, com média de idade 37,5% (DP=6,9), os quais, 60% eram fisicamente ativos e os outros 40% inativos e destes, 38% afirmam não ter tempo para a prática de atividade física; enquanto na análise da qualidade de vida utilizou a versão curta “WHOQOL Brief” Fleck et al. (1999), que considera 4 domínios (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente) sendo assim.68,3% possuem boa qualidade de vida e 31,7% necessita melhorar, onde o aspecto psicológico e físico apresentou maiores déficits. Conclusão: Percebe-se alto nível de sedentarismo e ao analisar a qualidade de vida, o fator físico apresenta associação com o nível de atividade física. Neste aspecto, alterações do padrão de estilo de vida dessa população são necessárias.

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