Análise do Nível de Flexibilidade Corporal de Acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas: Uma Comparação Antes e Depois das Aulas de Ginástica
Por Bianka da Silva Santos (Autor), Yzaac Francisco da Silva (Autor), Tauan Barbosa Falcão (Autor), Douglas Henrique Bezerra Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A flexibilidade é um dos mais significativos e essenciais componentes da aptidão física relacionado à saúde humana, pois, é uma capacidade física que frequentemente apresenta-se durante a realização de atividades diárias ou práticas esportivas. Deste modo, os níveis de flexibilidade dos movimentos executados variam de acordo com o grau de exigência de cada atividade realizada e com estilo de vida do indivíduo. Este componente possui um papel muito importante na vida do ser humano, pois, segundo Badaro (2007, p.34) “[...] a boa flexibilidade é aquela que permite ao indivíduo realizar os movimentos articulares, dentro de uma amplitude necessária durante a execução de suas atividades diárias, sem grandes dificuldades e lesões”.