Análise do perfil de atletas de canoagem paralímpica com a resiliência e percepção de rendimento esportivo: uma perspectiva linear e de Redes Bayesianas
Por Leonardo Gasques Trevisan Costa (Autor), Iaraildo Pereira de Carvalho (Autor), Pedro André da Silva Lins (Autor), Renata Costa Silva (Autor), Jeferson Carvalho Coelho de Gois (Autor), Glacithane Lins da Cunha (Autor), Juliana Rodrigues Ferreira Andrade (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 25, n 2, 2024.
Resumo
Foi objetivo deste estudo analisar o perfil dos atletas de canoagem paralímpica com a resiliência e percepção de rendimento, como também comparar as variáveis em função do gênero e atletas medalhistas e não medalhistas. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo com delineamento transversal, onde participaram 40 atletas de ambos os sexos com deficiência física-motora e atuantes no campeonato brasileiro de canoagem paralímpica de 2023. Os instrumentos utilizados foram: anamnese; Escala de resiliência no esporte e o Questionário de percepção de rendimento no desporto. Foram realizadas análises descritivas para caracterização da amostra, como também testes inferenciais lineares de Shapiro-wilk e Mann-Whitney e análise não linear de redes bayesianas para as comparações. A maioria da amostra foi composta por: atletas homens; atletas com apresentação de paraplegia; e competidores de ambas modalidades (KL e VL). Dos 40 atletas, 22 foram medalhistas no campeonato brasileiro de 2023. Os resultados indicaram que as mulheres são mais sensíveis as variáveis de resiliência e percepção de rendimento, porém os homens apresentaram maiores índices de percepção. Quando os atletas ganham medalha, tendem a se perceberem melhor e ser mais resilientes. Conclui-se que a forma que percebem seu rendimento e sua resiliência influencia diretamente o seu desempenho, sendo importante que sejam feitas intervenções psicológicas direcionadas. Dessa forma, traçar o perfil dos atletas é vantajoso no sentido de reunir mais informações e compreender todo ambiente e fatores que podem influenciar no resultado final da competição, onde qualquer detalhe pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota.