Resumo

Esta pesquisa aborda o Sistema de Cotas, reserva de 50% de vagas SiSU/ENEM, e a Assistência Estudantil, políticas públicas brasileiras de ação afirmativa do Ensino Superior no Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Discute o perfil socioacadêmico dos(as) cotistas ingressos de 2011 à 2019.1: os marcadores sociais da diferença de renda, raça, deficiência e gênero, as condições de permanência no curso, o desempenho acadêmico e o índice de desenvolvimento humano. A justificativa busca refletir sobre como o sistema de cotas e a assistência estudantil impactam neste curso, visando suprir as injustiças históricas cometidas aos negros, indígenas, mulheres, homossexuais, pessoas com deficiências e outros, e ressiginificar as práticas institucionais e acadêmicas desta licenciatura, a fim que possam concluir seus estudos universitários de modo satisfatório. O objetivo é traçar e analisar o perfil socioacadêmico de discentes cotistas com insuficiência de rendimento atendidos pela Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A metodologia é qualitativa do tipo exploratória, com análise documental de documentos da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) e de dados do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e da página do Acesso Graduação. O sujeito da pesquisa restringiu-se a 26 cotistas atendidos(as) pela COAA e que apresentaram insuficiência de rendimento, de um total de 697 cotistas ingressos. Resultados encontrados apontam para ingresso maior de homens que mulheres, sendo os homens brancos e as mulheres negras em maior proporção, maior quantitativo de estudantes concluintes do que de abandono e 65% destes, apresentaram CR acima de 5,0, apesar de demonstrarem situações acadêmicas complexas. O sistema de cotas e as ações de permanência têm cumprido seu papel facilitador do acesso ao nível universitário.

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