Análise do Período Predominante de Ingresso, Faixa Etária e Gênero de Novos Alunos em Programas de Condicionamento Físico em Londrina-PR
Por Ferdinando Oliveira Carvalho (Autor), Ivo Vieira de Sousa Neto (Autor), Nathalia Ferreira Camarço (Autor), Dahan da Cunha Nascimento (Autor), Marcelo Magalhães Sales (Autor), José Fernando Vila Nova de Moraes (Autor), Henrique Lima Ribeiro (Autor), Jonato Prestes (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 23, n 2, 2015. Da página 89 a 95
Resumo
Objetivo: analisar o período predominante de ingresso e a faixa etária de novos alunos em programas de condicionamento físico de Londrina-PR. Metodologia: foram analisados os cadastros de matrículas na academia no período de um ano, de janeiro a dezembro de 2013, totalizando 1.015 novos alunos. Posteriormente o período analisado foi dividido em seis bimestres, de forma a facilitar a visualização dos novos ingressantes por período. Os indivíduos foram posteriormente divididos de acordo com a faixa etária. Resultados: das 1015 novas matrículas realizadas, 40,49% (n=411) foram de alunos do sexo masculino e 59,50% (n=604) do sexo feminino. A maior quantidade de matrículas aconteceu no quinto bimestre, que compreende os meses de setembro e outubro. Ademais, durante todos os meses do ano, o grupo etário mais jovem (20 a 29 anos) representou maior número de matrículas. Conclusão: Os meses que antecedem o período de férias se mostraram como os mais atrativos para o ingresso em academias. A população mais jovem se mostrou mais propensa em iniciar a prática de exercícios. As mulheres se revelaram mais incentivadas em iniciar um programa de atividade física do que os homens.