Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar às médias de público das partidas do Campeonato Brasileiro de 2013 onde os clubes mandantes utilizaram estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 e compará-los às médias geral da competição e dos clubes investigados.

Métodos: Utilizou-se método empírico-analítico. A amostra foi composta por onze partidas da Série A do Brasileirão 2013, assim como cinco clubes (Botafogo, Flamengo, Portuguesa, Santos e Vasco) e três estádios da Copa do Mundo FIFA 2014: Arena Pernambuco, Castelão e Mané Garrincha.

Resultados:  Analisando  os  jogos  isoladamente,  evidencia-se  que  81,82%  das  partidas investigadas superaram a média geral de público da competição, assim como 72,73% foram maiores do que a média de seus clubes durante o torneio de 2013. Considerando toda a amostra, percebe-se  que  a  média  de  tais  partidas  estudadas  apresentaram aproximadamente  20  mil espectadores  acima  da  média  geral  da  competição,  obtendo  53,4%  de  ocupação  total  dos estádios, valor superior aos 38,6% da ocupação média neste torneio.

Conclusões:  Conclui-se  que  as  partidas  realizadas  nos  novos  estádios  do  Mundial  2014 alcançaram média de público superior à média geral e à média dos clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2013. Entretanto, ressalta-se a curta amostra disponível até o momento e, portanto, a necessidade de novas investigações semelhantes no futuro.

 

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