Análise do público nas novas arenas: Campeonato Brasileiro de 2013
Por TM Gasparetto (Autor).
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar às médias de público das partidas do Campeonato Brasileiro de 2013 onde os clubes mandantes utilizaram estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 e compará-los às médias geral da competição e dos clubes investigados.
Métodos: Utilizou-se método empírico-analítico. A amostra foi composta por onze partidas da Série A do Brasileirão 2013, assim como cinco clubes (Botafogo, Flamengo, Portuguesa, Santos e Vasco) e três estádios da Copa do Mundo FIFA 2014: Arena Pernambuco, Castelão e Mané Garrincha.
Resultados: Analisando os jogos isoladamente, evidencia-se que 81,82% das partidas investigadas superaram a média geral de público da competição, assim como 72,73% foram maiores do que a média de seus clubes durante o torneio de 2013. Considerando toda a amostra, percebe-se que a média de tais partidas estudadas apresentaram aproximadamente 20 mil espectadores acima da média geral da competição, obtendo 53,4% de ocupação total dos estádios, valor superior aos 38,6% da ocupação média neste torneio.
Conclusões: Conclui-se que as partidas realizadas nos novos estádios do Mundial 2014 alcançaram média de público superior à média geral e à média dos clubes durante o Campeonato Brasileiro de 2013. Entretanto, ressalta-se a curta amostra disponível até o momento e, portanto, a necessidade de novas investigações semelhantes no futuro.