Resumo

A promoção da prática desportiva é uma das obrigações das autarquias locais, uma vez que se considera como um contexto propício ao desenvolvimento da pessoa. É reconhecido os fatores positivos ligados à prática desportiva, com uma transversalidade de áreas, tais como, a vertente social, económica, ambiental, saúde, entre outras.

Os Municípios através dos seus orçamentos podem desenvolver diretamente atividades desportivas, mas também podem apoiar outras entidades no desenvolvimento de tais atividades. A nível local é comum que as Câmaras sejam a entidade com mais capacidade financeira e com maior responsabilidade na promoção do desporto.

É de todo o interesse analisar e compreender o uso de recursos financeiros no âmbito das políticas locais e os seus impactos, para que possa haver uma justificação clara e objetiva da aplicação dos dinheiros públicos.

Neste sentido, pretendemos avaliar o uso dos dinheiros públicos na área do Desporto no Município de Vila Nova de Poiares, Região de Coimbra, Portugal, no período de 2011 a 2016.

Verifica-se que os custos na área do desporto prendem-se essencialmente com investimentos em infraestruturas, sendo residuais os custos com atividades físicas e desportivas ou transferências para entidades desportivas. As percentagens de execução da rubrica Desporto e Lazer estão abaixo dos 30%, exceto em dois anos. O peso no orçamento geral está abaixo dos 2% exceto em 2012 que atingiu os 4,4%.

Acessar