Análise do Vo2 Máximo dos Militares do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos
Por Roberta de Sant Anna Teixeira Siston (Autor), 2º Ten Marcos Antonio do Nascimento (Autor), 1º Ten Grace Guindani Vidal (Autor), 1º Ten Viviane Conceição Zanini Tauil (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
INTRODUÇÃO: Na profissão militar, independente da função é de grande importância manter um bom nível de condicionamento físico, pois este reflete no desempenho das atividades operacionais, administrativas e na qualidade de vida. A capacidade cardiorrespiratória é inerente ao militar e conceituada como a habilidade de realizar atividades físicas, de modo dinâmico, com a participação de grandes massas musculares com intensidade moderada e por períodos de tempo mais prolongados e, um dos métodos para avaliar essa capacidade é pelo volume máximo de oxigênio (VO2 máx) consumido durante a atividade física. O VO2 máx é uma indicação que pode ter reflexos na integração entre sistema respiratório (captação do oxigênio), cardiovascular (transporte de oxigênio) e muscular (utilização do oxigênio) para obtenção de energia no momento do exercício ou da atividade física.OBJETIVO: Analisar o nível de condicionamento físico dos militares do CPORAER-SJ pelo VO2 máx. MÉTODOS: Participaram da amostra 84 militares, seis mulheres e 78 homens, com idade entre 19 a 45 anos e com o IMC médio de 25,1±3,31. Para a estimativa do VO2 máx foi utilizado o teste de pista de Cooper, os avaliados correram em uma pista de 400 metros a maior distância possível em 12 minutos. Os valores das distâncias percorridas foram anotados e substituídos na formula VO2 máx =(distância/metros – 504,9) / 44,73 em ml/kg/min, para calcular o VO2 máx. Os resultados dos militares foram classificados em: superior, excelente, boa, média, fraca e muito fraca de acordo com a tabela de referência vinculada ao teste de Cooper. RESULTADOS: Os resultados estão apresentados na figura 1. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou que 85% os militares do CPORAER-SJ estão classificados entre o condicionamento médio e superior, com apenas 15% abaixo da média, com isso, concluímos que os militares do CPORAER-SJ estão bem condicionados em relação à capacidade cardiorrespiratória.