Análise dos Agentes Públicos do Sistema Nacional de Esporte do Brasil
Por Silvia Bandeira da Silva Lima (Autor), Walcir Ferreira Lima (Autor), Andressa Peloi Bernabé (Autor), João Paulo Melleiro Malagutti (Autor), Felipe Canan (Autor), Paulo José Cabral Lacerda (Autor), Fernando Augusto Starepravo (Autor).
Em IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE
Resumo
Considerando que o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (SNEL) do Brasil é uma articulação entre diversos agentes de forma plural e representativa contemplando todas as dimensões do esporte e do lazer, categorizados a partir de sua atuação no sistema (BRASIL, 2006), que o SNEL tem sido estruturado com ênfase na municipalização, e que não há dados consistentes acerca de quem são os agentes públicos que compõe o SNEL, o presente projeto, em andamento, busca problematizar: Quais as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o SNEL? Nesse sentido, o principal objetivo do projeto é diagnosticar e analisar as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. A pesquisa será realizada em municípios do estado do Paraná - Brasil. Pretendemos trabalhar com um percentual de 20% dos 399 municípios do estado, totalizando 79 municípios, escolhidos através de sorteio. Serão aplicados questionários e entrevistas a todos os agentes públicos municipais que compõe o SNEL. Espera-se que do projeto de pesquisa resulte: 1) um instrumento de pesquisa consistente para o diagnóstico das principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos que compõe o SNEL replicável em outros contextos; 2) um levantamento detalhado do quantitativo de agentes públicos (municipais) que compõe o SNEL, suas características e modos de ação; 3) produção científica relevante vinculada em importantes periódicos e congressos no Brasil e no exterior; 4) informações técnicas relevantes sobre os agentes públicos municipais que compõe o SNEL a serem repassadas ao Ministério do Esporte e demais entes da administração pública do esporte e lazer, que forneçam subsídios à formulação de políticas de formação inicial e continuada de agentes públicos que compõe o SNEL e atuam nas políticas públicas de esporte e lazer.
Palavras-chave: Políticas públicas, agentes públicos, sistema nacional do esporte, gestão no esporte e lazer, municípios.