Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os efeitos de um programa de treinamento mental no desempenho do saque de jogadores de voleibol de alto nível em competições. Participaram do estudo 12 jogadores masculinos de 1 equipe adulta de voleibol, (idade x = 21,17), que foram divididos em grupo experimental e controle, sendo 3 titulares e 3 reservas sorteados aleatoriamente em cada grupo. Foram avaliados em 8 jogos (4 pré e 4 pós-teste) as ações de saque, por 3 técnicos das Seleções Brasileiras de Voleibol através da observação de fitas de videocassete dentro de uma escala de -2 à +2. O grupo experimental realizou 5 sessões para a formação da imagem do saque e 13 sessões para o treinamento mental desta imagem, sendo 8 durante os treinos e 5 antes dos jogos. As sessões foram precedidas de um período de relaxamento e orientadas a imaginação de forma interna, positiva e com verbalização. Verificou-se um alto índice de correlação entre as avaliações dos técnicos (p = 0,98) e uma variação não significativa (P = 0,355) na evolução do grupo experimental em relação ao grupo controle. Ao analisar o índice de variância por escala, foram encontradas diferenças significativas (p = 0,011) somente nas escalas - 2 (erros graves do saque). Numa análise qualitativa verificou-se uma redução das ações de saques errados e uma evolução não significativa nos saques eficientes. Os resultados apresentados demonstram uma tendência à evolução do rendimento do saque após um programa de treinamento mental em jogadores de voleibol de alto nível.

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