Análise dos Estilos Regulatórios da Autodeterminação Para a Prática de Atividades Físicas e Esportes em Escolares
Por Lucas Dieferson Padilha (Autor), Adriana Marques Toigo (Autor), Ricardo Pedrozo Saldanha (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 10, n 1, 2020.
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo descrever os estilos regulatórios de motivação para a prática de atividades físicas e esportes de alunos do Ensino Médio em uma escola pública de Canoas/RS, conforme a variável sexo. Para tanto, uma amostra foi composta por 49 alunos do Ensino Médio, sendo 26 meninos e 23 meninas com média de idade de 17,96 anos, os quais responderam o Inventário de Autodeterminação para Praticantes de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IAPAFE-12). Os resultados indicaram que os indivíduos de ambos os sexos são significativamente mais motivados intrinsecamente, no entanto, os meninos são significativamente mais autodeterminados, enquanto as meninas estão mais Amotivadas.