Análise dos Hábitos de Atividades Físicas e do Estilo de Vida em Escolares
Por Bruna Rigon Gevinski (Autor), Alessandra Dalla Rosa da Veiga (Autor), Maiara Cristina Baratieri (Autor), Naiane Pertuzzatti (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A prática regular de atividade física é eficiente para a conservação da saúde, trazendo vários benefícios, sendo eles físicos, sociais e psicológicos, contribuindo assim, para a melhora na qualidade de vida e na prevenção de doenças, mas um dos principais problemas enfrentados atualmente na sociedade, principalmente em crianças e jovens é a questão do sedentarismo, acarretando em doenças crônicas, como a obesidade. Muitos fatores influenciam nos hábitos e estilos de vida adotados pelos jovens, tais como: os aspectos sociais, a relação familiar e a autoeficácia. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar os hábitos de atividades físicas e estilo de vida, em escolares dos anos finais (8o e 9o anos) do Ensino Fundamental, de duas escolas estaduais, localizadas na zona urbana do município de Erechim/RS. Métodos: Tratou-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório e quantitativo, uma única coleta de dados, por sujeito, foi suficiente para responder aos objetivos propostos. Este projeto foi aprovado pelo CEP da URI, com o número parecer: 2.025.165. Foi aplicado o Questionário de auto avaliação do estilo de vida e autoeficácia (ROLIM, 2007) adaptado de Andrade (2001). Foram entregues 230 termos, porém somente 61 estudantes responderam ao questionário sendo esses das escolas com IDEB alto e baixo. Os dados foram analisados através de média, desvio padrão e percentual, utilizando o programa Excel. Resultados: Os resultados obtidos mostram que um grande número dos adolescentes não possui o hábito à prática de atividade física fora do ambiente escolar. O hábito de lazer da maioria é manusear equipamentos eletrônicos (celular e/ou computador). O fato das escolas apresentarem IDEBs diferentes, não influenciou nos resultados. O estudo observou também, que os adolescentes do sexo masculino são mais participativos nas aulas de Educação Física e nas atividades fora do âmbito escolar de sua preferência, sendo considerados mais ativos. Conclusão: Conclui-se que é necessária uma mudança efetiva nos hábitos familiares e da escola, que estimulem a prática regular de atividade física. Bem como, há necessidade de projetos de incentivo e esclarecimento da importância da participação e continuidade em práticas regulares de atividade física, que pode ser trabalhado dentro das aulas de Educação Física.Introdução: A prática regular de atividade física é eficiente para a conservação da saúde, trazendo vários benefícios, sendo eles físicos, sociais e psicológicos, contribuindo assim, para a melhora na qualidade de vida e na prevenção de doenças, mas um dos principais problemas enfrentados atualmente na sociedade, principalmente em crianças e jovens é a questão do sedentarismo, acarretando em doenças crônicas, como a obesidade. Muitos fatores influenciam nos hábitos e estilos de vida adotados pelos jovens, tais como: os aspectos sociais, a relação familiar e a autoeficácia. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar os hábitos de atividades físicas e estilo de vida, em escolares dos anos finais (8o e 9o anos) do Ensino Fundamental, de duas escolas estaduais, localizadas na zona urbana do município de Erechim/RS. Métodos: Tratou-se de um estudo de caráter descritivo-exploratório e quantitativo, uma única coleta de dados, por sujeito, foi suficiente para responder aos objetivos propostos. Este projeto foi aprovado pelo CEP da URI, com o número parecer: 2.025.165. Foi aplicado o Questionário de auto avaliação do estilo de vida e autoeficácia (ROLIM, 2007) adaptado de Andrade (2001). Foram entregues 230 termos, porém somente 61 estudantes responderam ao questionário sendo esses das escolas com IDEB alto e baixo. Os dados foram analisados através de média, desvio padrão e percentual, utilizando o programa Excel. Resultados: Os resultados obtidos mostram que um grande número dos adolescentes não possui o hábito à prática de atividade física fora do ambiente escolar. O hábito de lazer da maioria é manusear equipamentos eletrônicos (celular e/ou computador). O fato das escolas apresentarem IDEBs diferentes, não influenciou nos resultados. O estudo observou também, que os adolescentes do sexo masculino são mais participativos nas aulas de Educação Física e nas atividades fora do âmbito escolar de sua preferência, sendo considerados mais ativos. Conclusão: Conclui-se que é necessária uma mudança efetiva nos hábitos familiares e da escola, que estimulem a prática regular de atividade física. Bem como, há necessidade de projetos de incentivo e esclarecimento da importância da participação e continuidade em práticas regulares de atividade física, que pode ser trabalhado dentro das aulas de Educação Física.