Análise dos Leucócitos no Teste Incremental em Esteira
Por Márcio Rabelo Mota (Autor), Maurílio Tiradentes Dutra (Autor), Janaína Couto Rodrígues (Autor), Renata A. Elias Dantas (Autor), Filipe Dinato de Lima (Autor), Edilaynia Araujo Barcelos Freire (Autor), Ricardo Jacó de Oliveira (Autor).
Em 37º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte - SIMPOCE
Resumo
Introdução: O exercício físico aeróbio induz inflamação local e sistêmica nos tecidos, promovendo desta forma uma alteração na homeostasia orgânica, levando o organismo a uma reorganização das respostas de diversos sistemas, dentre estes o sistema imune. Objetivo: Analisar a resposta hematológica da séria branca pré e pós-teste incremental em esteira. Método: A amostra do presente estudo foi composta por 13 voluntários (3 mulheres e 7 homens) fisicamente ativos. O projeto foi e aprovado pelo CEP Uniceub nº 633.244. O teste foi realizado em esteira com duração variando de no mínimo 9 minutos e de no máximo 12 minutos, o protocolo consistia em velocidade inicial de 5.5 km/h, com incrementos de 1 km/h a cada minuto, sem inclinação, até a exaustão voluntária. O analisador de gases utilizado foi o modelo Metalyzer da marca Cortex Biophysik. A coleta para a análise hematológica foi realizada antes e depois do teste incremental em esteira ergométrica. Foram coletados 5 ml de sangue de cada voluntário. A análise da normalidade dos dados foi verificada pelo teste Shapiro-Wilk. A comparação das respostas hematológicas no repouso após exercício foi analisada pelo Test –T pareado (p< 0,05). Resultados: O resultado referente ao comportamento da série branca antes e após o exercício incremental em esteira está exposto na tabela 1. Houve aumento significativo (P=0,001) no número de leucócitos após o término do teste, assim como no número de linfócitos (p=0,006), monócitos (p=0,001) e granulócitos (p=0,011).
TABELA
Conclusão: A realização do teste incremental em esteira foi capaz de alterar significativamente a contagem de leucócitos totais, aumentando o número de linfócitos, monócitos e granulócitos.