Análise Dos Níveis De Atividade Física Em Adultos Residentes Em Capitais Brasileiras Antes E Durante O Período Da Pandemia Por Covid-19
Por Gabriel Mendes Rodrigues (Autor), Pedro Henrique Ferreira Botelho (Autor), Izabela Pereira De Deus (Autor), Joyce Moraes De Souza (Autor), Divaldo Martins De Souza (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O isolamento social, conceituado como o hábito de manter as pessoas em domicílio, impediu a circulação delas para serviços não essenciais. Foi a alternativa encontrada durante o período inicial da pandemia, uma vez que naquela época ainda não havia vacinas nem medicamentos que imunizasse a população contra o vírus. A importância do isolamento social se ancora no risco de que pessoas assintomáticas que permanecem na comunidade possam infectar outras pessoas, o que torna um desafio o controle da pandemia (SILVA, 2021) Essa alternativa limitou a população a atividades que demandam a permanência por mais tempo sentada e com menor gasto de energia, como aulas remotas e trabalho em home office. Com isso, a grande problemática dessa pesquisa é: Os níveis de atividades físicas (NAF) da população brasileira variaram durante a Pandemia de COVID-19? Esse estudo teve como objetivo geral analisar os NAF durante o período da pandemia de COVID-19, de moradores das capitais brasileiras. Especificamente, identificar os dados dos NAF de 2019 a 2021 na base de dados VIGITEL; analisar os dados dos 3 anos no Brasil e; comparar os 3 anos na cidade de Belém do Pará. METODOLOGIA Trata-se de estudo documental onde a busca de dados foi realizada no banco disponibilizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os dados são referentes a adultos residentes em capitais entre os anos de 2019-2021,sendo analisados comparando os NAF de quatro grupos, ativos livres (AL), ativos em deslocamento (AD), insuficientes ativos (IA) e inativos (IN) em todo o país e da capital do Pará, no decorrer dos três anos. O tratamento estatístico dos dados foi realizado através do pacote estatístico SPSS 25.0, sendo adotado um nível de significância de p<0,05 para as inferências estatísticas.