Resumo

Uma das fases de desenvolvimento motor na infância, no qual e adquire os padrões fundamentais de movimento, estende-se aproximadamente dos dois aos sete anos e idade. O objetivo do presente estudo foi investigar o estágio de tais padrões (saltar, correr, chutar, arremessar e receber) de alunos praticantes de educação física escolar, do 3o. período do nsino infantil, 1a. e 2a. séries do ensino fundamental. Os dados foram filmados e posteriormente nalisados conforme protocolo proposto por MCCLENAGHAN e GALLAHUE (1985). Os resultados mostraram que o grupo do 3o. período apresentou os componentes dos padrões de movimento no estágio elementar e o grupo da 1a. série encontrou-se em um processo de transição entre o estágio elementar e maduro Por fim, o grupo da 2a. série apresentou os componentes dos padrões no estágio maduro. Os resultados ugerem que o estágio maduro foi atingido apenas entre oito e nove anos de idade, o que ontradiz alguns modelos descritivos (GALLAHUE & OZMUN, 1998; TANI et al., 1988).

Acessar